Cidadania e Mundo Actual


AS NOSSAS REGRAS



DIREITOS E DEVERES

Direitos dos Formandos
•Ocupar na sala de formação um lugar adequado às suas características (audição, visão,...).
•Ser respeitado e usufruir de um ambiente harmonioso.
•Receber assistência médica quando ocorrer algum acidente.
•Usufruir de um ensino e de uma educação de qualidade.
•Ver reconhecidos e valorizados a dedicação e o esforço.
•Beneficiar de apoios específicos necessários às suas necessidades formativas ou às suas aprendizagens.
•Confidencialidade dos elementos e informações constantes do seu processo individual, de natureza pessoal ou familiar.

Trabalho realizado por Ana Rita e Bruno Ribeiro


Deveres dos formandos
•Respeitar os colegas, formadores e todos os intervenientes na formação
•Assistir à formação com assiduidade e pontualidade
•Reutilizar e reciclar materiais sempre que possível
•Zelar pelas condições de higiene e segurança da sala de formação
•Manter limpa a sala e as casas de banho
•Não devemos comer durante a formação
•Não atender o telemóvel e mantê-lo sempre em silêncio ou desligado
•Devemos participar activamente na formação, realizando com empenho todos os trabalhos propostos
•Não devemos perturbar colegas e formadores com questões alheias à formação
•Não gozar com as opiniões dos colegas
•Partilhar com os colegas
•Utilizar correctamente os materiais da formação
•Ter um bom comportamento na sala de formação
•Manter os registos diários pessoais devidamente organizados

Trabalho realizado por Pedro Campos e Tiago Costa

Direitos dos formadores
•Direito de participação no processo educativo;
•Direito ao apoio técnico, material e documental;
•Direito à segurança no exercício da sua actividade profissional;
•Direito à negociação colectiva.
•Intervir na orientação pedagógica através da liberdade de iniciativa, na escolha dos métodos de ensino, das tecnologias e técnicas de educação e dos meios auxiliares de ensino que considere mais adequados;
•Participar em experiências pedagógicas;

Trabalho realizado por Paulo Jorge, Miguel e Diogo

Deveres dos formadores
•Os formadores devem empenhar-se na preparação das sessões.
•Os formadores devem ter comportamentos e atitudes que os dignifiquem como pessoa e como profissionais de educação.
•O formador deve procurar ser pontual, respeitando o cumprimento integral do horário estabelecido.
•O formador deve zelar, junto dos formandos, pela higiene e limpeza das instalações utilizadas
•O formador deve avisar com antecedência quando não pode cumprir o seu horário para ser feita a devida substituição.
•O formador deve requisitar, com a devida antecedência, instalações ou material didáctico específico, junto da entidade formadora.
•O formador deve dar conhecimento à coordenadora de qualquer irregularidade ou anomalia que encontre aquando da sua entrada ou permanência nas salas de formação.
•O formador deve corrigir e entregar atempadamente os trabalhos e testes de avaliação realizados pelos alunos.

Trabalho realizado por: P@ulo Sérgio e João Santos

Direitos dos pais e encarregados de educação
•Ser informado sobre a legislação e normas que lhes digam respeito.
•Ser informado do cumprimento e aproveitamento do seu educando, após cada momento de avaliação e, entre estes, no dia e hora fixados para o efeito mediante marcação.
•Ser avisado acerca das faltas dadas pelo seu educando.
•Recorrer à Coordenação Pedagógica sempre que o assunto ultrapasse a competência da Coordenadora de turma, na ausência deste, por motivo inadiável.
•Autorizar ou recusar a participação do seu educando em actividades extra-formação

Trabalho realizado por Tiago Mendes

Deveres dos Encarregados de Educação

•Os pais e encarregados de educação devem cuidar da educação dos seus filhos e educandos;
•Acompanhar todo o processo de aprendizagem do seu educando, nomeadamente os trabalhos de casa, material, desempenho nas diversas áreas/módulos, comportamento e integração no meio escolar;
•Contribuir por todas as formas para a formação integral do seu educando;
•Contactar/marcar com a Coordenadora, no horário previamente estabelecido para receber, e prestar informações sobre o seu educando;
•Verificar a assiduidade e a pontualidade do seu educando, contribuindo para que estas sejam efectivas;
•Colaborar com o formador/coordenador na busca de soluções para situações-problema surgidas ao seu educando;
•Tratar com respeito e consideração todos os elementos implicados na formação.

Trabalho realizado por: Pedro Teixeira e Daniel Mendes